Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Beleza

19 dicas de beleza para chegar ainda mais linda no altar

Postado dia 10 de abril de 2017 por jornalismo

A noiva é a pessoa mais notada no casamento. Todos os olhares dos convidados estão voltados para a protagonista do grande dia e o momento da sua chegada é esperado com ansiedade pelo noivo, claro, e por todos que estão ali para celebrar o amor do casal.

Para ajuda-la a chegar linda na troca de alianças, selecionamos 19 cuidados de beleza para você entrar ainda mais radiante no altar. A primeira e mais importante de todas as dicas de beleza para o grande dia é unir bom humor e um sorriso sincero. Com esta receitinha os seus olhos vão brilhar e a sua pele ficará iluminada. O resto, a maquiagem resolve. Leia e confira!

1 – Expor a pele ao sol não é uma boa ideia

A pele queimada fica dilatada e sem aderência para maquiar, além de correr o risco de ficar esverdeada nas fotos. Sem contar que a maquiagem não esconde aquela marquinha de biquíni inconveniente que aparece em alguns tipos de vestido. Quando as modelos fazem maquiagem de corpo para fotografar, por exemplo, o corpo todo é maquiado com uma base especial, porque, se maquiar só uma parte, dá diferença, fora que se a noiva fizer isso, o vestido vai ficar manchado e a cada abraço os convidados serão maquiados também. Uma dica é usar, durante o ano do casamento, um biquíni tomara que caia.

2 – Todo cuidado é bem vindo

Cuidar da pele é fundamental para o resultado final de uma bela maquiagem, mas nada de fazer limpeza de pele na véspera do casamento, ok? Separe um tempo na agenda e faça periodicamente, sendo a última, no máximo, 20 dias antes do casamento. Delinear as sobrancelhas com pinça ou linha dá o maior efeito na maquiagem, mas deve-se fazer três dias antes do dia D. Uma antecedência maior pode fazer os pelos crescerem antes do dia do casamento. Na véspera, a pálpebra pode inchar. Se você precisa consertar o desenho das sobrancelhas, comece a fazer com linha sete meses antes do casamento. Se você optar pela pinça ou cera para mudar o desenho, comece dois meses antes e limpe a cada 15 dias.

3 – Sintonia perfeita entre a maquiagem e o estilo do casamento

Maquiagem é complemento, por isso, deve estar de acordo com o horário e o estilo da festa. De manhã, invista em olhos mais leves e um brilho nos lábios. À noite, aposte nos olhos mais elaborados e batom. A pele é a mesma nos dois casos.  O que prevalece é o bom senso do maquiador e da noiva, mas a maquiagem não pode ser muito simples, senão a noiva pode parecer uma convidada. Se você faz um estilo ousado, pode ousar.  Quer um olho bem trabalhado, faça. Se batom vermelho combina com você, use. O mais importante é que a noiva esteja feliz por baixo da maquiagem.

4 – Cílios postiços sim!

Se você quer dar uma levantada no olhar, coloque cílios postiços, fica o máximo, nós adoramos. E você ficará com olhos lindos!

5 – Cabelo de noiva

Para algumas noivas, o cabelo solto pode parecer sem graça, mas, em um casamento de dia, pode funcionar, ainda mais se acompanhado de uma grinalda de flores naturais. Mas se você escolher casar de cabelo solto, leve em conta que mesmo um cabelo escovado e preparado para festa se transforma ao longo da cerimônia. Pode cair no rosto, prender no batom e, depois de dançar, pode ficar um pouco desarrumado. E a noiva das fotos da cerimônia, em geral, fica bem diferente da noiva da festa.

6 – Preso ou semi preso?

Se a opção for por um penteado preso ninguém precisa ter medo. Dá para fazer um cabelo moderno e natural, bem fixado. A grande vantagem nesse caso é não se preocupar com ele. E ainda tem o glamour que o cabelo preso transmite. O cabelo semipreso é o mais versátil, combina com qualquer estilo de cerimônia, com todos os arranjos e grinaldas e, ao mesmo tempo em que está solto, livra o rosto e dá uma aparência de arrumado o tempo todo. E é ideal para os rostos redondinhos porque dá uma alongada. Se o rosto for oval, pode-se fazer também, com o cuidado de dar um volume no alto da cabeça. E rostos quadrados ficam bem com todo tipo de penteado.

7 – Cabelo preso, o preferido das noivas

O cabelo preso é ótimo para todos os tipos de cabelo. Quem tem pouco cabelo parece que tem mais, quem tem muito disfarça também. E para quem tem pavor de coque, dá para fazer um rabo-de-cavalo baixo, com um arranjo natural ou uma grinalda presa nas laterais.

8 – Escolhendo os acessórios

Uma das coisas mais importantes na hora de decidir o cabelo é a grinalda e a joia que vão ser usadas. Junto com o vestido, elas determinam o estilo do penteado. E  anote: Nada de fios soltos caindo nos olhos e penteados pouco confortáveis. No dia do casamento, vale mesmo a naturalidade e um bom sorriso de felicidade.

9 – SOS fios

Os salões de beleza e clínicas de estética têm ótimos tratamentos para o cabelo. Vale a pena procurar um lugar de confiança e tratar as madeixas especialmente para o casamento. Se você tiver alguma doença do couro cabeludo, como dermatite, oleosidade ou queda de cabelo, é preciso começar oito meses antes para que o fio nasça, cresça e atinja um tamanho razoável para fazer algum penteado. Se o couro cabeludo for saudável, pode começar a cuidar dos fios dois meses antes com, sessões semanais de hidratação, reconstrução ou rejuvenescimento, para o cabelo ficar forte, volumoso e brilhoso.

10 – Pele perfeita

Se a sua pele é normalíssima, agradeça aos céus e mantenha o que já dá certo. Se a sua pele tem acne, cicatrizes de acne ou excesso de oleosidade, entre outros problemas, corra para um dermatologista seis meses antes do casamento para dar tempo de avaliar a pele, testar o medicamento para que não haja reações nem alergias e, aí sim, começar o tratamento. E use muito filtro solar para evitar manchas e manter a saúde da pele, até porque um rosto bronzeado é bem complicado de maquiar. Não deu para ir ao dermatologista seis meses antes? Foi três meses antes? Também dá para fazer alguma coisa. Mas tudo vai depender do que a pele apresentar. O ideal é que dez dias antes a pele esteja pronta, para que a noiva não precise fazer mais nada.

11 – Fios iluminados

Que tal iluminar o cabelo? A proposta parece tentadora. Mas será que dá certo? Dá e ainda realça o desenho do penteado que você for usar. Mas é bom começar a fazer luzes bem suaves um tempinho antes, para que você, os convidados e o futuro maridão se acostumem com a nova cor dos fios. E depois tem que fazer as luzes uma semana antes do casamento, porque, se fizer no dia ou dois dias antes, o cabelo fica muito marcado. Em uma semana, o cabelo dá aquela misturada e fica mais natural.

12 – Corpo pronto para o vestido dos sonhos

Desinchar e emagrecer. Se um gênio da lâmpada fizesse uma enquete entre as noivas, casar com um corpinho de sílfide seria o desejo de nove entre dez moças. Claro que todas sabem que, para isso, elas têm que suar a camisa e fechar a boca. Mas algumas também sabem que tratamentos estéticos, como a drenagem linfática, indermoterapia, carboxiterapia e estimulação russa, podem ajudar bastante. Para ter uma melhora visível de massa muscular, invista na combinação de exercícios aeróbicos (como corrida, spinning e caminhada) para queimar aquelas gordurinhas mais musculação ou exercícios de contra-resistência (como hidroginástica), para enrijecer e definir os músculos. A freqüência varia de uma pessoa para outra, mas o mínimo é uma hora por dia, de duas a três vezes por semana, e o máximo, duas horas por dia, todos os dias. No dia da festa, as costas, o colo e os braços definidos num vestido de noiva decotado ficam bem mais bonitos.

13 – Sorriso de noiva

Nem só os fumantes ficam com dentes amarelados ao longo dos anos. A nicotina é um grande vilão sim, mas a mudança de pigmentação dos dentes também acontece por razões genéticas, pelo envelhecimento e pelo acúmulo de resíduos de alimentos corantes (refrigerantes, café, vinho, etc), entre outros motivos. Dê uma olhada numa foto sua recente e repare se seu sorriso está amarelo. Então, invista no clareamento. E note bem: clareamento, não embranquecimento. Se o seu sorriso nunca foi “Colgate”, seus dentes vão ficar mais claros, mas não branquinhos como as teclas de um piano. Com isso não adianta brigar. É genético. O tempo mínimo para começar a fazer o clareamento é um mês. Mas algumas pessoas não atingem o resultado desejado nesse período. Depende da expectativa de cada uma.

14 – Testes são sempre bem vindos

Por mais que você confie nos profissionais de cabelo e maquiagem, faça um teste antes do casamento, por segurança, para se ver pela primeira vez de véu e grinalda e para tirar todas as dúvidas. Alguns chegam a cobrar caro por isso, mas vale o investimento. Alguns maquiadores são tão requisitados que têm uma lista de espera para sua agenda. Para marcar horário com eles, no mínimo um ano antes. Por isso, não perca tempo e se planeje o quanto antes.

15 – Noiva relax

Para relaxar na semana do casamento, aulas de ioga e algumas sessões de massagem são um santo remédio. Para quem não faz ioga, a ioga básica, ou hatha ioga, é um bom começo. Quem já faz pode aliar vigor e relaxamento numa aula de ashtanga, prática eleita pela cantora Madonna. Já as massagens são várias: de pedras quentes, relaxante, ayurvédica… E tem ainda os banhos com leite ou ervas aromáticas. Uma delícia! Ao fazer massagem ou praticar ioga, quem está num período de alto nível de estresse muda a freqüência, libera hormônios e se beneficia com os exercícios de respiração.

16 – Evite, evite, evite!

Jamais experimente um creme ou loção na véspera ou no dia do casamento. Você pode ter alergia e isso será um desastre. Hidratação intensiva nos cabelos deve ser evitada também. A massagem deixa o cabelo mais mole e mais gorduroso, podendo atrapalhar a confecção do penteado. Ela deve ser feita com uma semana de antecedência.

No dia, opte apenas por cuidados mais simples, apenas a limpeza diária e algum tipo de relaxamento. E jamais faça as unhas no dia do casamento. Pode ser complicado e imprevistos podem acontecer. No máximo, faça um dia antes. Assim, as suas unhas ficarão lindas para o grande dia.

17 – O local do making of

Se a casa da noiva for ficar tumultuada no dia do casamento, com hóspedes de outra cidade, fila para usar os banheiros, o telefone tocando sem parar e entra e sai de pessoas, é melhor que ela se arrume num hotel. Neste dia, a noiva, mais do que nunca, precisa de paz e um tempo só para ela. Lembre de usar uma blusa de botão, um tomara-que-caia ou roupão durante o making of. Assim, quando for se trocar, você não correrá o risco de desmanchar o penteado ou até mesmo borrar a maquiagem.

18 – Poucas e boas

É importante conversar com o maquiador contratado para saber o número máximo de pessoas que ele conseguirá atender no dia. Caso ele não consiga atender todas as pessoas que estiverem com você, será necessário contratar assistentes. É necessário verificar também quantas pessoas cabem no local do making of, tem hotel que não deixam mais de cinco pessoas, incluindo os demais profissionais de vídeo, fotografia.

19 – Na véspera do casamento

No dia que antecede a troca de alianças, tire o dia para descansar e, no máximo, fazer as unhas. Caminhe na praia, almoce com as amigas, vá ao cinema, relaxe e divirta-se, porque o dia seguinte é muito especial.

Essas e muito mais dicas você encontra no livro Casar é Muito Fácil, escrito por Luciana Bittencourt, editora-chefe da revista Noivas Rio e do EuAmoCasamento.com, em parceria com a cerimonialista Emanuelle Missura. Compre o seu exemplar aqui!

Abaixo, confira a lista de profissionais de beleza recomendados pelo Guia de Serviços do EuAmoCasamento.com!