Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Espalhar o pensamento sustentável faz bem

Postado dia 8 de setembro de 2015 por

Reaproveitamento é tema recorrente nos meus pensamentos. Se vou jogar uma embalagem plástica fora, antes avalio se ela pode ser usada de uma nova forma. Sempre lamento quando vejo um produto embalado com exagero de papéis e plásticos. Volta e meia me pergunto se não é possível reaproveitar as forminhas lindas de tecidos usadas na mesa de doces de um casório.

Por falar em casamento, vamos parar e pensar? Quantas coisas compramos para nunca mais serem usadas? O que é realmente necessário? O que pode ser feito para amenizar os impactos desse consumo no mundo? O que pode ser reaproveitado?

Pensar é sempre o primeiro passo. Olhar com consciência, refletir, avaliar antecede ações e são igualmente importantes. Espalhar o pensamento mais consciente é um bom primeiro passo para quem preza por uma vida mais sustentável. Porque, às vezes, olhamos grandes iniciativas ao redor do mundo, mas esquecemos  que no nosso dia a dia cabem muitas ações individuais, que só dependem de nós.

Converse com a dona do seu bufê, pergunte se ela separa o lixo e encaminha para a reciclagem. Faça o mesmo com a casa de festas, com o decorador. Uma boa ideia é eleger alguém na mesma vibe que você para finalizar o lixo da sua festa. Existem cooperativas de catadores de lixo, postos de coleta seletiva. Eu mesma separo todo o meu lixo reciclado e levo em um posto de coleta seletiva, em um supermercado próximo a minha casa, uma vez por semana.

Enfim, há muito o que se fazer na direção de uma vida mais sustentável. Uma das principais é ter consciência. Hoje, o que o mundo mais precisa é de pessoas que tragam para si a responsabilidade por um amanhã melhor. Para que, no futuro, a gente continue celebrando o tanto de coisas lindas que temos para comemorar.