Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Casar na Praia

Casamento na praia exige planejamento e atenção a detalhes

Postado dia 20 de maio de 2015 por

Casar na praia é o sonho de muitos noivos: mar, por do sol, contato com a natureza… Lindo, não é verdade? Mas durante os preparativos é necessário cuidar de muitos detalhes e investir em alguns itens mais do que em outros. Afinal, não é uma celebração tradicional e merece atenção.

A assessora Fabi Pinheiro, da Bem Assessorados, indica que os casais devem se preparar financeiramente e se preocupar com algo primordial: o clima. “Mesmo que você tenha planejado tudo certinho e com antecedência, esse item não podemos controlar.  Portanto, não se preocupe se tiver que atrasar a cerimônia em caso de chuva, afinal, não mandamos na natureza. Uma opção importante é contratar um toldo para que a festa não vá por água abaixo”, aponta.

Se a cerimônia for pé na areia é necessário ter um local para a festa, já que são raríssimas as praias que permitem comemoração. O ideal é encontrar uma pousada ou restaurante perto do lugar da cerimônia, assim como evitar casar entre dezembro e março. “Muitas chuvas, o calor e vento em excesso podem desestruturar o grande dia. A melhor época para realizar um casamento no litoral é na primavera, entre os meses de setembro e novembro, quando a temperatura está agradável e não há tanta possibilidade de chuvas”, explica Fabi.

Organizar a celebração na praia é trabalhoso, então a profissional indica antecedência e pesquisa, além de contratar uma assessoria experiente, fornecedores recomendados, empresa de segurança caso seja em praia pública e fazer previamente a lista de convidados, já que em muitos casos os noivos precisam arcar com hospedagem de convidados. Bufê e decoração não devem ser economizados e algumas ideias podem levar o clima oceânico para a festa, como oferecer água de coco ou adicionar uma estação de antepastos, mantendo todos tranquilos antes de servir coquetel e jantar.

E falando em convidados, também é importante orientá-los. “Coloque no convite o traje adequado. Se o casamento for totalmente pé na areia ou num deck, é melhor evitar salto alto. Vestidos fluidos longos com rasteirinha de festa ficam lindos”, sugere Fabi. A assessora ainda deixa mais algumas dicas para quem planeja casar na praia.

*Tenham estrutura financeira para casar na praia. Seu sonho não será nada barato!

*A existência de um “Welcome Drink”, que pode ser com água aromatizada, sucos ou água de coco. Objetivo: deixar os convidados confortáveis e matar a sede de todos;

*Toldo é fundamental para que sua festa não vá por água abaixo;

*Leques ou sombrinhas para as mulheres da festa. Dá um toque super-romântico e elas conseguem se proteger do sol;

*Sugerir que a cerimônia seja antes das 11h ou depois das 14h, evitando assim o calor excessivo entre esses horários;

*Não podemos nos esquecer do repelente dentro de cestas e visíveis aos convidados.  Assim,  vários poderão utilizar o produto ao mesmo tempo. No mínimo uns dez frascos à disposição na cerimônia é o ideal.

Confira na galeria o casamento de Ana Carolina e Mario Vitor, no Ferradura Inn, em Búzios – fotografias de Ana Kacurin. Inspirações para o grande dia!