Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Decoração

Cerimônia na praia cercada de itens feitos à mão

Postado dia 5 de junho de 2015 por

Casamento em Búzios, ao ar livre, em plena luz do dia: assim foi para a blogueira Joanna e o noivo Marcos. Em busca de alguém que transformasse a personalidade de ambos em identidade visual para a celebração, encontraram a Oh Lindeza!, que produziu decoração incrível e repleta de detalhes com a cara do casal.

As sócias Rafaela e Eudeci criaram a empresa de concept wedding para atender noivas que buscam algo diferente e exclusivo. “É importante começar dizendo como pensamos, porque nossas noivas nos procuram justamente por isso. No caso da Jojo, não foi diferente. Ela buscava quem fizesse o convite, criasse a identidade visual do casamento de uma forma mais solta e com toque handmade. Foi quando nos falamos pela primeira vez, por Skype. Explicamos como a Oh Lindeza funciona e que poderíamos fazer o que ela queria na decoração inteira”, comenta Rafa.

Confira a entrevista exclusiva com a Oh Lindeza! sobre a concepção desse lindo casamento – que teve direito a cores personalizadas, forminhas especiais, tecidos exclusivos e muito trabalho artesanal – e se apaixone com as imagens da galeria!

Como foi criada a identidade visual?

O casal sempre fez questão que o logo tivesse caligrafia de personalidade única e foi exatamente o que fizemos. Já tínhamos pensado nas cores e em algumas formas e estampas pro casamento. Trabalhamos com o zig-zag e as listras. O convite foi o teaser de como seria a comemoração.

Vocês conceberam o convite com arte e tipologia feitas à mão. Como surgiu a ideia?

Usamos as iniciais dos noivos pra criar o logo e usamos o desenho livre. Acrescentamos alguns arabescos, o fundo de zig-zag e listras aquareladas. O convite foi produzido como uma sanfona e cada layer tinha uma estampa e cor diferentes. O noivo nos presenteou com um belo texto da história do casal e criamos uma tipologia para isso. O título “Em Búzios um só” também foi feito à mão (e depois se transformou em placa de madeira na cerimônia e cartaz na festa). Até o mapa pra chegar ao local foi feito à mão. O convite ficou uma lindeza!

Vocês usaram muitos elementos DIY. Contem um pouco sobre essas criações!

A gente acredita que cada casamento merece ser único e por isso investimos na criação e transformação de elementos da decoração. Não são apenas vidros, são compotas que se transformam em vasos no caminho até o altar. Cada uma delas ganhou o zig-zag da identidade visual e uma plaquinha com o logo handmade. Para os welcome drinks foi a mesma coisa. Todas elas foram personalizadas – deve ser por isso que sempre, na contagem final, ficamos desfalcadas dessas compotas… A história do livro tem a ver com o estilo do casal: eles são do mundo, aventureiros e sempre ligados ao conhecimento. O livro tinha que estar presente e foi aí que criamos o vaso-livro – ou seria livro-vaso? E também o porta-alianças, que foi um minilivro feito à mão. Dentro tinha uma almofadinha com as alianças.

A Oh Lindeza! ainda usou cores exclusivas nos tecidos de almofadas e caminhos de mesa. Por quê?

Quando criamos as estampas e imaginamos as cores, começamos a fazer os testes das impressões dos tecidos, só que nenhuma estava ficando nas cores e tons que queríamos. Então, qual foi a solução? Pintar tudo à mão. Assim, as cores ficaram do jeitinho que a gente queria. Foram quase 100 metros de tecidos e dezenas de tonalidades de azul e amarelo. Isso fez toda a diferença na decoração. Aproveitamos e pintamos também as lanternas japonesas da cerimônia. O mais legal? A noiva amou tudo isso, e nós também!

E sobre a escolha das flores e paisagismo?

Um casamento na praia pede algo mais leve e alegre. Mas queríamos misturar o leve com um pouco do nobre. Por isso, usamos as orquídeas amarelas, que a noiva também ama. Misturamos flores do campo, suculentas e folhagens. E como fica lindo misturar o delicado e nobre com o bruto e mais selvagem. Tudo em harmonia, com leveza e beleza. Nossa designer floral, que é uma das sócias, arrebenta!

Contem sobre o “Espaço Viagem”.

Esse casal, sempre que tem um tempinho e uma folga, coloca o pé na estrada. Já conheceram juntos muitos lugares do Brasil e desse mundão. O tema viagem faz parte da vida dos dois e tinha que estar presente no casamento, até porque, depois do casório, o casal foi de mudança pra um novo desafio na gringa, em São Francisco. Criamos um cantinho viagem bem aconchegante, o mapa mundi deles (com pins de coração de onde eles já foram), usamos malas antigas, globo, fotos em viagens. Parecia um cantinho da casa deles. E os convidados puderam deixar vários recadinhos no bloco de globo que criamos.

E como foi a divisão de espaços?

Sabemos que, depois do vestido da noiva, o que mais chama atenção num casamento é a mesa do bolo e doces. Então, a posicionamos num lugar estratégico, onde os convidados pudessem ver logo que chegassem. A mesa ficou deslumbrante com nossa estante viva de samambaias e suculentas. Na mesa tivemos elementos em ferro, louça e madeira. Até as forminhas de tecido mandamos fazer no tom que queríamos. Criamos dois superlounges, um mais pertinho da pista de dança e outro com mais privacidade ao fundo. Todos decorados com almofadas, vasos-livros, arranjos de flores handmade. Usamos e abusamos das lampadinhas pelos tetos. Para os convidados, colocamos muitas mesas por todo salão, além de um corredor e uma sala mais privada ao fundo. Tudo pensando no conforto deles e também na beleza do conjunto.

O que vocês mais gostaram de produzir nesse casamento?

Adoramos casal exigente e que nos estimula. Aprendemos muito com eles. Somos gratas por tudo. Adoramos quando criamos umas loucuras e o casal diz sim. Como foi o caso do Espaço Viagem, dos tecidos e lanternas pintados à mão, dos tetos com varal de lâmpadas, do Espaço Boas-vindas, da estante viva de plantas… Amamos todo o processo de criação, desenvolvimento e escolha de cada item. Amamos produzir e testar cada ideia. E amamos mais ainda quando terminamos de montar tudo e percebemos que cada sacrifício valeu muito a pena. Nos dá muito orgulho. O maior presente é o reconhecimento dos noivos.

Decoração: Oh Lindeza! | Fotografia: Rafael Bigarelli (casamento) e Guiga Pirá (making of do décor) | Organização: Raquel Abdu