Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Música

Como escolher as músicas para a cerimônia religiosa?

Postado dia 13 de outubro de 2017 por jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Afinal, existe momento mais emocionante do que a entrada na noiva na igreja? Uma boa música é fundamental para embalar esse e todo o cortejo da cerimônia religiosa, pois uma canção bem escolhida traz ainda mais emoção para a entrada dos noivos, pais e padrinhos. Para saciar as dúvidas sobre o assunto, o EuAmoCasamento.com convidou o tenor Marcio Mendez, que explica direitinho o que precisa saber nesse momento de escolhas. 

EuAmoCasamento.com: O que os casais devem levar em conta na hora de escolher as músicas?

Marcio Mendez: Se tiver que dar uma dica para um casamento mais tradicional, dentro da igreja, as normas mais gerais que não permitem músicas que não sejam sacras. Os noivos não podem ficar na expectativa, mas, na reunião com o músico acabam se decepcionando. As casas de festas são outro papo. Os noivos precisam conhecer o próprio gosto, saber que tipo de música toca no coração deles e o que vai embalá-los no grande dia. O equipamento de som também tem que ser levado em conta. Porque, se o músico não traz o próprio equipamento, necessita do aluguel de um de boa qualidade. Tudo isso influencia na qualidade sonora e a na emoção dos convidados na hora da cerimonia. Sempre é bom definir bem a quantidade de músicas  e em que momento elas devem ser tocadas previamente e, dessa forma, não terá imprevistos. Qualquer mudança de última hora no cortejo deve ser avisado e bem combinado com os noivos e cerimonial.

EAC: Com quanto tempo de antecedência as noivas devem pensar nas músicas da cerimônia?

M: Pela minha experiência, eu nem paro para pensar nisso! Isso costuma ser uma das últimas coisas que as noivas se preocupam. Já tive tantos casos de repertórios combinados seis meses antes, mas também uma semana de antecedência. Não tenho muita dificuldade em relação a isso, sou bem flexível, porque trabalho solo, então tenho mais autonomia com o meu repertório. Não tem muito essa regra, mas, quanto mais cedo, melhor. Se não conheço a canção, preciso de mais tempo para me preparar.

EAC: Existe algum tipo de música que você não aconselha de jeito nenhum?

M: Pagode, funk, axé… Já até ouvi falar de casamentos que tocaram, mas acho que esse tipo de coisa não é conveniente para ouvir na igreja. O lugar deve ser respeitado, é um templo, um lugar religioso e a pessoa tem que saber se enquadrar nas normas daquele ambiente. Hinos de time também não têm mensagens muito legais… Celebrações em casas de festas são mais adequadas para esse tipo de som.

SERVIÇOS RELACIONADOS: