Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Gastronomia

Em parceria com a mãe, Carol Antunes está hoje à frente do Ecila Antunes Gastronomia

Postado dia 15 de janeiro de 2015 por

Qualidade, inovação e excelência são características que definem os serviços de Ecila Antunes Gastronomia, que há 15 anos marca presença nos casamentos e eventos mais badalados e sofisticados do Rio de Janeiro. Em abril de 2016, Carol Antunes, filha da dona do bufê homônimo, completou dez anos de atuação na empresa. Neste período, chegou a tocar sozinha – e brilhantemente – o negócio, quando Ecila precisou ausentar-se.

Formada em marketing, e com carreira muito bem-sucedida na área de vendas da Osklen, Carol lembra que foi muito difícil sair da empresa na qual se dedicou por cinco anos, tendo acesso a oportunidades incríveis, como a de conduzir a abertura de lojas em Portugal e São Paulo. “Eu gostava muito do que fazia, dos subordinados, dos chefes, da empresa. Cheguei a pedir demissão e voltar atrás depois de uma contraproposta, mas, depois de um tempo, vi que queria viver a experiência de trabalhar com minha mãe. Ela foi me seduzindo em uma viagem gastronômica pela Europa”, conta Carol.

De lá para cá, o desafio constante de realizar as mais deliciosas e belas festas, além de sempre pensar em novidades no exigente mercado de casamentos, a conquistou definitivamente. “Nosso dia a dia está ligado ao sonho, ao momento de muita alegria, energia e de responsabilidade também. Vibramos com cada evento. Costumamos dizer que fica uma sensação tão gostosa que queremos entrar para família e fazer os batizados, as bodas e todas as outras festas”, diz Carol, que também aponta a curiosa rotina de viver o presente, sempre de olho no futuro. Há, por exemplo, eventos agendados até novembro de 2016.

Aos 15 anos, Carol trabalhou com a mãe na loja de tortas, em Ipanema, pontapé inicial para o que se transformou no Ecila Antunes Gastronomia. Ecila afirma que a filha é fundamental para a frequente inovação do bufê. “Tenho experiência e, ela, um jeito novo de olhar o mundo, com espírito empreendedor. A vida é uma via de mão dupla. Nós aprendemos muito uma com a outra, a troca é diária”, analisa a dona do bufê, com seu conhecido alto-astral.

Uma das novidades apresentadas pelo bufê, e que já faz sucesso nas festas cariocas, é a ilha gastronômica em cobre. A inspiração veio de visitas a feiras de gastronomia e das muitas viagens realizadas, como a feita para o interior da França, onde se deliciaram com ragus, polentas e crème brûlée salgado. “É a nossa aposta atual. Além do cobre, vai muita madeira, que dá ar rústico. Mas também podemos reproduzir a ideia em prata, vidro. Na ilha, um dos sucessos é o ragu de cordeiro com cogumelos”, afirma Carol.

Várias criações do bufê viraram moda, entre elas as estações de risoto com combinações de ingredientes sofisticados, como cordeiro com mostarda dijon e camarão trufado com amêndoas. Além dessa, o serviço bistrô, no qual um maître apresenta o cardápio com diversas opções a serem servidas no horário agendado pelos convidados, também é sucesso. Carol e Ecila também apostaram no lanche da madrugada, com diversas opções de mini-hambúrguer, milk-shake até algodão-doce.

As duas estão acostumadíssimas com a batida lúdica e frenética da moda, Ecila teve uma confecção por muitos anos. Nela, é preciso pensar em pelo menos quatro coleções por ano. Ou seja, inventar moda é com elas mesmas, já se tornou hábito e viagens pelo mundo afora ampliam ainda mais o horizonte dessa dupla que esbanja talento nas criações, sabores e apresentação das opções de cardápio. “Estamos sempre em busca de novidades. Não dá para acreditar que subimos no pódio, não”, revela Carol, com a certeza de que o melhor sempre está por vir.