Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Foto e Vídeo

O uso da fotografia analógica em casamentos

Postado dia 29 de novembro de 2019 por jornalismo

O fotógrafo Lucas Dumphreys conta sua paixão pela cobertura analógica

 

Ter um álbum de fotografias em casa é quase uma relíquia, pois, atualmente, a maioria das imagens fica armazenada em HDs ou em nuvens digitais. Mas algumas particularidades do retrato, como poder tocar, passá-lo de mão em mão no almoço de domingo ou prendê-lo na porta da geladeira, deixam as lembranças de cada momento ainda mais especiais.

Foto: Ofusco

 

Foto: Ofusco
Foto: Ofusco

 

O fotógrafo Lucas Dumphreys, do Instagram @ofuscofoto, tem uma relação muito especial com a fotografia de modo geral. É uma paixão que começou como hobby e, aos poucos, foi se profissionalizando. A primeira cobertura dele foi no casamento de um amigo de infância, mas o fotógrafo ainda não tinha muita intimidade com esse tipo de evento.

Com o passar do tempo, Lucas descobriu o olhar e o estilo próprios e se especializou em fotos de casamento. Deu supercerto! Recentemente, os noivos Clara e Gabriel conversaram com Lucas e descobriram que os três eram fãs de fotografia analógica, portanto, esse tipo de fotografia não poderia faltar no grande dia. O fotógrafo topou tirar a maioria das fotos dessa maneira. O processo é mais lento e trabalhoso, mas o resultado é sensacional.

Foto: Ofusco
Foto: Ofusco

A fotografia digital pode ser facilmente editada e vai de acordo com o estilo de edição que está em alta no momento do casamento, mas a fotografia analógica é um pouco diferente. “Além de ter um processo muito distinto, o diferencial dela que eu mais me interesso é a estética, porque é meio atemporal. A estética do filme é meio nostálgica, então, o casamento fica com uma pegada de memória. Além de você ter o arquivo físico, você tem o filme, não tem um monte de arquivo .jpg que pode se perder se der algum problema”, explica o fotógrafo.

Mesmo tendo preferência pela fotografia analógica, Lucas destaca um benefício da fotografia digital: a possibilidade de fotografar em qualquer luz do dia e de qualquer forma, mesmo durante a noite, e ainda ter conteúdo de qualidade. Com a fotografia analógica, é preciso que o evento aconteça durante o dia, com uma luz boa.

Foto: Ofusco
Foto: Ofusco

Como todos os detalhes na produção de um casamento, a fotografia analógica é uma escolha do casal. Se os noivos curtem esse tipo de fotografia, vale a pena conversar com o fotógrafo desejado e manifestar essa vontade.