Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Buquê

Reaproveitamento das flores usadas no casamento

Postado dia 13 de dezembro de 2019 por jornalismo

Conheça o projeto que coloca em prática o uso consciente das flores de forma generosa

 

As flores fazem parte de todo casamento, seja em grande ou pequena quantidade. Mas já parou para pensar o que acontece com elas após o evento? A maioria delas é descartada, pois já teve seu uso principal: deixar o ambiente aconchegante e bonito para celebrar o amor entre o casal.

O projeto Flor Generosa recolhe as flores utilizadas na decoração dos casamentos e as reutiliza confeccionando lindos buquês que são entregues para residentes de instituições de longa permanência para idosos. Dessa forma, é possível dar um novo significado para as flores, que levarão amor e alegria de novo para as pessoas, mas em outro ambiente.

Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa
Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa

Além disso, as flores que não são utilizadas nos buquês têm um final consciente. “O Flor Generosa atua harmoniosamente com o meio ambiente por meio da logística reversa para a conscientização da responsabilidade. Possibilitamos o retorno de insumos produzidos na seleção das flores (folhas, galhos e flores já deteriorados), evitando que eles recebam destinos incertos (solo, rios, mares, florestas etc.). Repassamos os insumos à ONG Organicidade, que aproveita os resíduos em atividades de compostagem, dando um desfecho mais adequado para eles”, esclarece Carmen Couto, coordenadora e idealizadora do projeto.

Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa

Segundo Carmen, o mercado de casamentos recebeu a iniciativa de forma excelente. A cerimonialista Claudia Couttinho é uma das profissionais que apoiam o projeto. “Eu dou a ideia para minhas noivas. Superapoio o projeto! Acho lindo e já fiz diversas vezes, já até perdi as contas.” explica.

Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa

O casal que decidir apoiar o projeto Flor Generosa e doar as flores de seu casamento deve entrar em contato com 60 dias de antecedência, informando o local do evento e a previsão de término. Também é importante deixar o decorador e o responsável pela casa de festas cientes da coleta das flores. O projeto também recebe entregas em sua sede.

Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa
Foto: Divulgação Projeto Flor Generosa