Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Música

Trilha sonora da cerimônia por Marcio Mendez

Postado dia 2 de fevereiro de 2017 por jornalismo

São tantos detalhes no processo de organização do casamento que alguns deles podem ser deixados para a última hora. Se você vai casar na igreja católica, por exemplo, deve saber que algumas músicas não são permitidas. Por isso, o EuAmoCasamento.com consultou o tenor Marcio Mendez para lhe ajudar a definir o repertório musical do grande dia, e acertar em cheio nas escolhas! As músicas foram divididas pela ordem de entrada mais comum em cerimônia de casamentos em igrejas.

Padrinhos

Jesus Alegria dos Homens foi eleita por Marcio Mendez como a melhor música para a entrada dos padrinhos. Ele canta duas versões: em inglês, voltada para um pop erudito, ou em alemão, mais clássica, ideal para noivos tradicionais. Segundo ele, a canção é calma, lenta. “Não acho legal começar o casamento com um ritmo para cima, nada pode superar a entrada da noiva”, comenta o cantor.

Mãe da noiva e pai do noivo

Oração de São Francisco tem um tamanho mais compacto, já que só entram os pais, além de ser mais calma, religiosa, para um momento de contemplação. “É bom manter um ritmo mais moderado até a entrada da noiva”, esclarece o profissional. Veja abaixo um vídeo com o próprio Marcio Mendez cantando:

Noivo e a sua mãe

Marcio Mendez considera a Nona Sinfonia de Beethoven perfeita para a entrada dos noivos. Ele a canta na versão original, em alemão. “A canção é marcial, marcante, remete a uma masculinidade. Dá uma cadência boa, tem austeridade”, detalha o cantor. Segundo ele, a música também é muito usada na saída dos casais da cerimônia, sendo muito comum em cerimônia de casamento de militares, quando tem a saída de espada.

 

Daminhas e pajens

O músico considera a escolha da música da entrada das damas e pajens o momento mais difícil em casamentos na igreja, pois a maioria das músicas com temas infantis não são permitidas. “Eu costumo cantar Somewhere Over The Rainbow em uma versão parecida com caixinha de música quando as damas são crianças e quando elas são adolescentes ou mais velhas aposta na versão cantada no filme Como Se Fosse a Primeira Vez”, comenta Marcio.

Noiva e seu pai

Pompa e circunstância é a música preferida de Marcio Mendez para a entrada da noiva. Ele criou uma versão italiana chamada de L’anima Santa. A letra é religiosa, fala de Jesus, Maria. Quando o casal não abre mão de entrar com a Marcha Nupcial ele sugere que a Pompa e circunstância seja cantada na saída dos noivos ou vice e versa.

Aliança

Ave Maria, de Gonoud, versão latim, é a sugestão do cantor para a bênção das alianças. Segundo ele, a música é muito procurada até em casamentos fora da igreja. “Geralmente é um pajem ou dama que com a aliança, quando isso acontece desde os seus primeiros passos no altar eu já começo a cantar Ave Maria se não tiver uma pessoa para levar a aliança, e a aliança já estiver com o noivo, eu combino com o padre qual música vai ser tocada antes, durante ou depois da bênção das alianças”, esclarece o cantor.

Assinatura

Marcio Mendez escolheu como melhor opção para a assinatura no livro de casamentos a música instrumental Devertissement, de Saint-preux. “A canção é mais alegre antes dos cumprimentos dos noivos”, conta o profissional.

Cumprimentos

Segundo Marcio, a música All I Ask Of You, do musical Fantasma da Ópera é permitida pela cúria do Rio de Janeiro, mas a igreja escolhida pode não permitir. Por isso, a igreja deve ser consultada sobre a definição antes do casamento.

Saída

Para fechar com chave de ouro, Con Te Patiro, de Andrea Bocelli. “Uma música imponente, bonita, romântica, que fala de amor: ‘contigo partirei’. Além de ser lírica e grandiosa”, finaliza.

 

SERVIÇOS RELACIONADOS: