Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Fotógrafo Leandro Joras completa 10 anos de carreira

Postado dia 28 de abril de 2016 por

Leandro Joras era adolescente quando, influenciado por um tio fotógrafo, foi ganhando intimidade com lentes e obturadores.

0002_perfil_leandro-e1461614528197
Foto: divulgação

Formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF), lá conheceu a amiga e também fotógrafa Renata Xavier, com quem trabalhou no início da carreira. Lançou-se como fotógrafo profissional em 2006, à época ocupando o co-working de Renato Moreth, em Niterói. “O apoio dele foi muito importante, um encontro bacana de gerações. Ele nem mexia em computador, mas tinha muita experiência e um trabalho reconhecido. Foi uma troca muito positiva”, diz Leandro.

Com uma personalidade alegre e brincalhona, Leandro confessa que não se lembra exatamente da primeira vez em que seu trabalho ganhou espaço na Noivas Rio, mas reconhece a importância da Revista em sua consolidação profissional. Contribuiu com a produção de imagens de objetos decorativos e itens essenciais para os noivos, na coluna de sugestões para a lista de presentes, e tem entre suas edições preferidas a nº 30, com ensaio e foto de capa feitos por ele na Casa de Cultura Julieta de Serpa (algumas das fotos do editorial estão na galeria abaixo).

Em 2010, Leandro teve uma de suas fotos premiada pelo PDN’s TopKnots (veja a imagem na galeria no fim da matéria), concurso da New School of Wedding Photography. O prêmio consolidou a carreira e deu a certeza de que caminhava para um futuro promissor. Com 10 anos de estrada, ele relembra que a virada do século XX para o XXI foi marcada pela revolução das câmeras digitais, que mudou totalmente o conceito de fotografia. Para ele, muitas características da era analógica voltaram com força nos últimos anos, como os retratos, os ensaios e as fotos posadas, que complementam o trabalho mais livre de fotojornalismo.

“Quando comecei, o que se buscava era a mínima interferência dos fotógrafos. Hoje, temos muita preocupação em registrar as famílias, porque o casamento é uma oportunidade rara de reunir essas pessoas”, comenta. Para ele, a energia contagiante dos casórios se transfere para os cliques, tornando-se uma marca registrada: “Acredito que fotógrafos não contam histórias, mas interpretam. Por meio da lente da câmera a realidade ganha um contorno muito pessoal, um jeito próprio de ver o mundo”, conclui.

Veja tudo que estamos produzindo para comemorar o aniversário de 10 anos da revista Noivas Rio!