Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Edição 23

Postado dia 5 de setembro de 2011 por

Sessão nostalgia

 

untitledEu fui criança nos anos 70. Talvez, por isso, simpatizo com tudo que lembre a década paz e amor. Estampas alegres, mangas boca de sino, roupas floridas, objetos coloridos… tudo isso me dá uma sensação de conforto, de colo de mãe, aquela coisa de se sentir em casa, sabe?

E quando criança viajava ainda para mais longe. Adorava ver fotos antigas da família e, principalmente, o álbum de casamento dos meus pais. As fotos coladas no papel-cartão verde-garrafa, as cantoneiras, o papel de seda… Ah! Como adorava aquela sensação de virar a folha e me deparar com a foto da minha mãe, com um véu longo e farto, bem no estilo Priscila Presley! E as fotos das convidadas? Vestidos mínis aos montes! Gente, a minha avó ficou linda num vestido curto! Superindicado para um casamento pela manhã e perfeito para uma mãe de noiva que tinha menos de 40. O make carregado no delineador e o coque banana deram a ela um ar de Audrey Hepburn. Por falar nisso, a maquiagem e o cabelo à la Bonequinha de Luxo foi o must have deste casamento. Mas tinha uma tia que apostou num penteado bem Brigitte Bardot e usou um minivestido, míni mesmo. Look totalmente sessentinha. Lindo!

Se os anos 70 me trazem uma sensação de aconchego, é com os anos 60 que eu mais me identifico. Como se carregasse uma memória de uma época que não vivi. Adoro este período, principalmente a herança que ele deixou de moda e de beleza. Por isso, estou amando essa onda retrô que está em todos os cantos, até mesmo nos casamentos.

O toque vintage às vezes aparece em pequenos detalhes, como uma máquina de escrever colocada num canto da festa para dar uma bossa. Em outros momentos, todo mobiliário é escolhido para ter uma carinha de antigo. Tem até decoração totalmente pensada para ter aquele clima de algum lugar do passado, como a que a decoradora Eugenia Guerrera fez na festa da Alexandra (pág.140). E os vestidos e os acessórios? Olha, são muitos! Tem noiva com vestido comportado bem sessentinha, tem a estilosa hippie-chique (editorial de moda, pág. 316), e até com modelito que poderia ser visto num álbum dos anos 40, como foi o caso da Luciana (pág. 180).

As meninas da redação estão gostando tanto dessa volta ao passado que o assunto passeou por quase todas as seções da revista. A começar pelo Para Ele onde sugerimos um charmoso noivo retrô. No Em Foco, a aposta é em convites com cara de antigamente. No Fique por Dentro, um dos destaques é o lançamento de uma linha de móveis, bem classuda e vintage, da Commemorare. No Boas Ideias, a máquina de escrever deixou de ser peça de decoração para ser um meio de deixar recados fofos para os noivos. Ainda tem penteados − na coluna de Marcelo Hicho e no Publibeleza − que fizeram a cabeça de muitas divas do cinema e até da sua avó.

E não para por aqui. Adianto que, na próxima edição, a volta ao passado continuará com força total. Se você gostou do assunto, verá lindos casamentos dentro deste tema. Acesse o nosso site, veja mais fotos de vestidos e participe da próxima revista mandando a sua sugestão. Muitas felicidades e até logo!

lu-150x150

 

Luciana Bittencourt
Editora-chefe