Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Moda

13 dicas de estilo: guia completo para o traje do noivo

Postado dia 14 de junho de 2016 por

Se, antigamente, a participação do noivo nos preparativos do casamento era pouca ou nenhuma, a cada dia que passa ele se faz mais presente na organização da festa. Talvez por isso, o crescente interesse dele em estar à altura da noiva, seja na tomada de decisões em relação à festa, seja no estilo de se vestir. Para muitos, ajudar nos preparativos é a parte fácil. Difícil mesmo é saber qual tipo de traje escolher para ser um noivo elegante e conectado ao estilo da festa sonhada pelo casal.

Hey, noivo, você não tem ideia do look ideal para o grande dia? Não se preocupe, vamos te ajudar! Convidamos Helen Medeiros, consultora de estilo da Due Classic Gravataria, para dar o caminho das pedras para os homens se vestirem bem no casamento. A especialista compartilhou com a gente 13 dicas de estilo para você levar em conta na hora de escolher o traje da troca de alianças.

Vamos às dicas?

* Para casamentos ao ar livre e no horário da manhã

– “O noivo poderá seguir o estilo mais clássico, ainda que o casamento seja na praia ou no campo, usando terno tradicional de cor clara (cinza claro é o mais indicado), camisa branca e gravata no modelo tradicional (8 cm de largura)”.

– “Para dar um ar de modernidade, o noivo poderá substituir o modelo de gravata tradicional pelo modelo de gravata borboleta, sendo ela de seda ou de crochê, que é forte tendência para 2017”.

– “Para noivos mais ousados e que desejam algo mais arrojado e descontraído, a sugestão é bermuda e paletó de linho, acompanhado com uma bela gravata borboleta xadrez de algodão, que traz toque mais que especial para o look”.

– “Não podemos deixar de citar a famosa calça de algodão (de sarja), camisa social de algodão, suspensório e boina. Nesse caso não precisa de paletó, pois a ideia é fazer com que o suspensório e a boina sejam o destaque”.

– “Paletó e calça de algodão também são muito usados. Mas, sempre lembre que o acessório fica indispensável para essa composição. A gravata borboleta floral, que veio com tudo, e o lenço de bolso, deixam o look mais completo. Apenas reforçando que o lenço não precisa combinar com a gravata”.

* Para casamentos no final da tarde

– “O tom do terno poderá partir do cinza médio, porém não há problema algum se a escolha for pelo azul marinho ou grafite. Levando em consideração o horário, a camisa deverá ser sempre branca (lisa ou maquinetada – ou seja, com leve textura) e a gravata poderá variar no tom. Se quiser sair do clássico, gravatas em tons de amarelo ou laranja são ótimas opções”.

– “O terno azul caneta é inovação e fica lindo se for acompanhado por um colete no mesmo tom, camisa branca e gravata off-white ou branca. Se o homem tiver estatura média e for magro, a gravata slim é superindicada. Mas, não se esqueça que o terno deverá ter um corte mais fit (mais ajustado ao corpo)”.

* Casamentos à noite

– “Dê atenção especial ao momento da escolha do terno para não optar por tecidos muito quentes. Os de lã fria (Super 100′, Super 120′ e assim por diante) são as melhores opções, porque são térmicos, aderem melhor ao suor e não esquentam”.

– “O mesmo cuidado que tivemos com o terno, teremos que ter com a escolha da gravata. Opte por gravata de seda (jacquard ou lisa) e nunca de poliéster ou microfibra. A gravata de seda deixa o nó mais imponente, sem contar que o brilho fica mais natural”.

– “Noivos com terno completo (calça, paletó e colete) ficam um luxo! A cor do colete poderá acompanhar a cor do paletó e da calça. Se optar pelo terno preto, escolha gravatas nos tons cinza, off-white, branco ou pérola. Não esqueça do lenço, mesmo que você use a lapela”.

– “Vale lembrar do lenço da emoção, aquele de algodão que fica guardadinho no bolso da calça esperando o momento mais oportuno para ser usado. Seja na emoção da noiva, na tensão do noivo, na pista de dança, e etc., é um acessório de grande valia e pouco lembrado”.

– “O famoso fraque é a opção mais formal de todas. A calça risca de giz, paletó cinza grafite com cauda longa, colete cinza e camisa branca. A gravata pode ser plastron (geralmente de seda ou cetim e arrematadas com uma pérola), porém o modelo tradicional é uma opção mais moderna. Vale ressaltar que o fraque fica mais elegante para homens de estatura alta”.

– “Temos ainda a opção do fraquete, que nada mais é que o fraque só que todo em preto. A gravata poderá ser prata ou preta”.