Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Moda

Casa Assuf comemora 75 anos de existência e relembra fatos marcantes

Postado dia 17 de junho de 2016 por

Pensamento no futuro! Assim podemos definir a empresa quase centenária Casa Assuf, que tem na administração familiar o pilar para o sucesso de tantos anos. O EuAmoCasamento.com conversou com Sheila Assuf, uma das filhas de Assad Assuf, que há 75 anos, ao lado do pai. Calixto Assuf, deu início a esse sonho. O bate-papo foi sobre memórias e momentos marcantes deste período de dedicação e cuidado com quem está prestes a subir ao altar. No comando da empresa ao lado dos irmãos, Sheila relembra fatos marcantes para a família e a grife, que soube se modificar com o tempo e evoluir com as novidades.

Um dos destaques do depoimento foi sobre a relação da casa com os funcionários. A empresa orgulha-se de ter em seu corpo de colaboradores pessoas com mais de cinquenta anos de serviços prestados. Também comemora ter acompanhado a valorização das costureiras. “Existe uma falsa ideia de que o trabalho de costureira está acabando. Mas, não é bem isso. A diferença é que antes elas trabalhavam para pagar a faculdade dos filhos. Hoje, são qualificadas, fazem curso de Design de Moda. A Casa Assuf entendeu isso cedo e acompanhou a evolução. Valorizamos muito esse profissional”, conta a empresária. Planos para o futuro, ainda buscam realizações? Sim! Um e-commerce bem estruturado é o objetivo. “A gente está tentando, mas gosta tanto de olhar nos olhos das noivas! Mas é um projeto”, afirma Sheila. Confiram o bate-papo na íntegra. Parabéns, Casa Assuf!

Convite do destino

“Bom, acho que o primeiro momento marcante da história da Casa Assuf foi o fato do meu pai ter conhecido a minha mãe na loja. Minha avó materna veio comprar um vestido de noiva para uma tia e lá elas conheceram o meu pai, que fazia de tudo na loja, como atendimento, compra e etc.. Minha avó adorou o atendimento e convidou meu pai para o casamento. Acho que o engraçado mesmo foi a cara de pau dele que aceitou o convite. Acabou que o segundo casamento da família foi o dos meus pais”, contou Sheila bem-humorada. (A redação o EuAmoCasamento.com amou essa parte inusitada e romântica da história!)

Perfil de trabalho 

“Na minha época não existia colônia de férias! Nossas férias eram trabalhando na loja mesmo. Com 12 anos, eu ia para o caixa, meu irmão Júlio fazia os embrulhos… Mas, eu me lembro que minha vontade mesmo era de ficar no lugar dos estilistas, e as clientes amavam. Hoje em dia é mais difícil ver esse tipo de formato de empresa. Acho que isso ajudou a formar o nosso estilo de trabalho. Cada um com sua função e todos se respeitando”, afirma.

Pioneirismo

“A Casa Assuf foi a primeira loja no Rio de Janeiro, quiçá do Brasil, a ter estilistas desenhando modelos para as clientes na própria loja. E isso começou na década de 1960. Eu sou de 1961, então tenho uma lembrança viva disso. E como tem tempo! Meu pai abriu a loja de Copacabana, seu sonho dourado, em 1963 já com os estilistas”, revela.

Acompanhando o mercado

“A abertura do ateliê foi para atender noivas que não tinham modistas. Então a ideia era oferecer uma conveniência a mais para as noivas, sem deixar de lado, claro, o atendimento privilegiado às modistas, que sempre tiveram tratamento especial na Casa Assuf”, afirma.

Ampliando os horizontes + raízes fortes

“Em 1997 fizemos a primeira coleção de vestidos de noivas com 40 modelos. Demorou um ano para sair do forno. Elaboramos todos os modelos, criamos um mix completo. Deu tão certo que continuamos com a coleção, que é atualizada de tempos em tempos. Hoje, a Assuf oferece mais de 100 modelos, que podem ser personalizados ao gosto da noiva, o que faz com que a coleção se torne infinita e o look fique exatamente como ela sonha.  Ainda assim, nosso carro-chefe são os tecidos. Temos a maior coleção de rendas do Brasil! Essa vocação para o trabalho com tecidos nunca vai mudar”, finaliza.

Acompanhe um pouco da história da Casa Assuf na galeria de fotos abaixo!