Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Moda

Entrevista: Silvio Cruz

Postado dia 30 de junho de 2016 por

Silvio Cruz, um dos estilistas mais respeitados do mercado de casamento, está há 25 anos transformando os sonhos de noivas, madrinhas, mães de noiva e debutantes em realidade. No ateliê que comanda na Barra da Tijuca, ele trabalha com vestidos sob medida e primeira locação. Em bate-papo descontraído com a equipe do EuAmoCasamento.com, o estilista fala sobre os 25 anos de carreira, a paixão pelo trabalho e sua relação com as noivas e clientes do ateliê. O depoimento é uma verdadeira inspiração para jovens estilistas e noivas, que conhecem um pouco mais sobre o profissional. Confira!

EuAmoCasamento.com: Como se tornou especialista em vestidos de noivas?

Silvio Cruz: Sou de uma cidade pequena no interior de São Paulo e me lembro que, desde criança, sempre gostei de ver uma noiva. Gostava de tocar em seu vestido. Não sei o que pensava na época, mas lembro nitidamente que me causava um fascínio. Foi sentado embaixo da máquina de costura da minha mãe, recortando retalhos enquanto ela costurava, que talvez tenha sido meu início, pois já demonstrava interesse por moda. A profissão se iniciou com minha chegada à São Paulo, em 1991, quando consegui meu primeiro emprego como estilista na famosa Rua das Noivas. Logo assumi meu próprio ateliê. Nunca me imaginei fazendo outra coisa na vida, tudo foi se encaixando perfeitamente. Quando me dei conta, já estava de corpo e alma no mercado de casamentos. É nesse seguimento que se encaixa o estilo de roupa que gosto de criar, me realizo a cada modelo.

EuAmoCasamento.com: Como definiria seu trabalho?

Silvio Cruz: Trabalho com modelos sob medida, então gosto de ouvir minha cliente primeiro, saber sobre o casamento, entender seu estilo e o que sonha para o grande dia. De acordo com cada biótipo e informações passadas pela noiva, crio o modelo ideal. Também conto com a participação ativa da noiva nesse processo. Sou um profissional apaixonado pelo que faço, com respeito e dedicação as clientes que me procuram, porque cada noiva que me deu a honra de fazer seu vestido nesses 25 anos contribuiu diretamente para minha constante formação profissional.

EuAmoCasamento.com: Qual estilo de noiva se identifica com suas criações?

Silvio Cruz: Não tenho estilo de noiva definido. Como disse, eu faço sob medida exclusivo. Recebo noivas de vários estilos no ateliê e oriento cada uma adequadamente. Pessoalmente, gosto de noivas românticas, adjetivo que cabe a todas, da clássica a mais moderna.

EuAmoCasamento.com: Como funciona seu processo de criação? O que te inspira?

Silvio Cruz: Atendo no ateliê clientes com agendamento prévio. Gosto de ouvir as noivas com calma, saber dos sonhos de cada uma, saber sobre o casamento, como e onde será o evento, se haverá festa, o horário, tudo isso influencia na escolha do modelo ideal. É inspirador ver o brilho no olhar de cada uma enquanto me observam desenhar. É nesse momento que toda nossa conversa se concretiza em um modelo dos sonhos.

EuAmoCasamento.com: Quais seus tecidos preferidos, rendas e acessórios?

Silvio Cruz: Para cada modelo existe um tecido adequado. Zibelines e cetins para vestidos com um caimento mais encorpado; tules e organza para caimentos mais leves; musselines e georgettes para os languidos…. Eu não tenho preferências. Assim também ocorre com as rendas, que se alinham a cada modelo de acordo com o estilo. Existem tipos como chantilly, mariscot, tules bordados com desenhos diversos, entre outros.

EuAmoCasamento.com: De onde vem o feeling para ajudar a noiva a montar o look completo?

Silvio Cruz: Gosto de cuidar da noiva em todos os detalhes, e adoro quando me perguntam sobre tudo, como qual sapato, brincos, cor do esmalte… Não me vejo apenas como o estilista para confeccionar o vestido, faço questão de ser consultado sobre tudo que diz respeito ao look do grande dia. É consequência de tantos anos criando e combinando detalhes para inúmeras noivas, o feeling vem daí, de um olhar apurado pelo tempo.

EuAmoCasamento.com: Quais as vantagens do sob medida e do prêt-à-porter, em comparação?

Silvio Cruz: Trabalho com vestidos sob medida. Dou a opção para noiva de comprar ou ter um primeiro aluguel. O que temos pronto no ateliê serve como referência e, em alguns casos, vendemos ou alugamos. O sob medida você tem uma modelagem exclusiva, de acordo com as suas medidas, podendo alterar detalhes nas provas, definir decotes e possíveis ajustes; já o prêt-à-porter e feito com medidas padrões, que nem sempre se encaixam perfeitamente, além de não serem possíveis algumas alterações no modelo. A vantagem talvez seja para a noiva sem muito tempo para provas ou para as que gostem de ver tudo logo pronto.

EuAmoCasamento.com: O que significa para você ver uma noiva pronta?

Silvio Cruz: Cada noiva tem uma história diferente. Elas me  procuram com seis ou oito meses de antecedência e, como já disse, me envolvo, me emociono com cada uma. Quando chega o grande dia, é lindo vê-las prontas e emocionadas. Nesse momento sei que fiz tudo como ela sonhou. Isso completa o meu trabalho, uma deliciosa sensação de dever cumprido.

EuAmoCasamento.com: O que significa completar 25 anos de carreira?

Silvio Cruz: Nem vi esse tempo passar. Foram tantas noivas, mães, madrinhas e debutantes que parece que foi ontem. Tantas histórias e emoções vividas, que tenho um imenso orgulho de poder viver e me realizar em uma profissão que me exige muito, mas que me faz muito feliz!

EuAmoCasamento.com: Quais os planos para o futuro?

Silvio Cruz: Desejo e peço a Deus que me permita sempre trabalhar, e que nada me impeça Quero continuar criando, aprendendo, me emocionando, e vivendo essa paixão pelo meu ofício. Acabamos de receber rendas e uma coleção de grinaldas exclusivas. Estou sempre em busca de novidades e renovações. Nosso novo site também terá, em breve, conteúdo inédito. E para 2016, espero receber mais clientes que me deem a honra de participar de seus sonhos. Se procuram um estilista, é aqui que vão encontrar! Sem falso sotaque, nem pose, apenas um profissional autêntico e apaixonado pelo que faz.