Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Gastronomia

De simples a elaborados e surpreendentes, os doces integram a essência da festa

Postado dia 28 de janeiro de 2015 por

Em meio aos muitos preparativos, os doces não podem faltar! Tradicionais ou inovadores, fazem parte da mesa de qualquer casamento. Em meio às centenas de opções, o que escolher? O ano começa com muitas novidades e alguns fornecedores abrem os cardápios de lançamentos para colocar água na boca dos noivos.

Docinhos e Doçuras

Para o primeiro semestre, a aposta é a linha Soft Fillings: brigadeiro belga por fora, casquinha de chocolate e recheio cremoso por dentro, nos sabores limão siciliano, morango, maracujá e prestígio para o verão; ovomaltine, nutella, mousse de chocolate, creme de leite condensado e doce de leite argentino para o outono/inverno. A época mais fria também terá brigadeiros de creme brullè e cookie. O grande lançamento é a linha Floral, com quitutes à base de erva doce, lavanda, cranberries, rosas e flor de laranjeira. Entre os sabores diferenciados, brigadeiro de churros e de caramelo com flor de sal. O pedido mais inusitado recebido foi para criar um doce com açaí – nasceu o Bouquet de Açaí com Granola e Passas. E quando as clientes dão sugestões, podem estar lançando moda: a pâtissière Andréia Vasconcelos incorporou às opções o pedido de uma noiva que amava paçoca, criando o “paçoquinha” – feito com o popular doce banhado em chocolate meio amargo e decorado.

 

Ana Foster Chocolates

A tendência no primeiro semestre é a Linha Fit, para quem busca qualidade de vida sem abrir mão de um doce. Também a linha Gourmet, com sabores como goiabada com queijo, queijo brie com damasco e cheesecake. Herança de 2014, a linha Delux com ouro 23K comestível promete continuar em alta. “Foi uma grande sacada trazer o glamour e a sofisticação de um material tão nobre. Faz com que o convidado tenha uma experiência inigualável!”, comenta Ana Foster. A novidade é a aplicação de renda, que confere ar romântico aos doces, além dos brownies recheados: brigadeiro de nutella, brigadeiro tradicional, branco com recheio de limão, branco com recheio de pistache e doce de leite, entre outros. Copinho gourmet de caramelo com flor de sal, barquinha de pimenta e barquinha de hibisco com maracujá são os exóticos que têm conquistado os clientes! E quer saber o que é inusitado? O pedido de uma cliente que, para renovação dos votos em estilo gótico, pediu doces em formato de olhos para serem colocados em copos. Ana usou toda a criatividade e atendeu!

 

Louzieh Doces Finos

A Coleção Romântica traz doces com decoração branca e riqueza de detalhes. Os brigadeiros chegam com sabores de Frutas, Chiclete, Maçã Verde, Prestígio, Laranja Kinkan e Trouxinha de Chocolate. Já a Linha Tentação apresenta doces recheados com waffer crocante de chocolate e cobertos com brigadeiro, nas versões maracujá, menta, morango, chocolate e ovomaltine. E tem mais: Flor de Maçã com Canela, Doce de Abóbora com Nozes Pecan, Tentação de Goiaba, Abacaxi com Hortelã e Marshmallow com Flor de Sal. Alguns produtos têm nova decoração, como Brigadeiro de Limão, Rocambole de Chocolate e Satiné, além do casal de noivinhos – o noivo ganhou uma cartola. Em questão de misturas exóticas, a Louzieh oferece Doce de Melão com Amêndoas, Brigadeiro de Capim Limão, Brigadeiro de Lavanda, Figo com Brigadeiro de Champanhe e Marzipan com Damasco. Alguns sabores inusitados foram feitos apenas para os casais que pediram, como cerveja, caipirinha, cravo e canela, pimenta e panetone.

 

Olenka Brownies

As grandes apostas são, sem dúvida, o mini naked cake de brownie e o mini bem-casado de brownie branco! Os produtos foram lançados no final de 2014 e prometem ser um sucesso ainda maior nesse ano. Delicados e saborosos, são mimos que podem ser dados aos convidados, se unindo aos bem-casados e outros doces.

 

Le Chocolat

Manuela Fernandez aposta na qualidade e segurança: os campões de venda são chocolate e chocolate com avelã, além das nuances desses sabores. A novidade fica por conta da Tacinha com Trufa Crispy, que tem feito muito sucesso! Alguns visuais foram reinventados, mas os sabores continuam os mesmos.

 

SOTAQUE FRANCÊS

Os macarons estão em alta! As empresas garantem que o doce francês se tornou praticamente indispensável nas festas. Os mais pedidos da Macaron etc., por exemplo, são chocolate belga, limão siciliano, pistache, caramelo com flor de sal e framboesa, mas há novidades para o verão: cenoura e laranja, capim limão, limão siciliano com hortelã e maracujá com gengibre. Apaixonada por biscoitos? Aposte no macaron Oreo. Ou arrisque decorações diferenciadas, como flocos de neve, maçãzinhas e outras. A empresa ainda oferece a famosa torre de macarons e a recente novidade dos doces pintados à mão pela parceira Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu.

 

A Cacau Noir sentiu aumento nos pedidos em 2014, principalmente nos tradicionais doce de leite, chocolate, pistache e framboesa. Lançamentos do ano passado se mantêm: avelã, laranja com gengibre, blueberry e caramelo com flor de sal. O inusitado chocolate com maracujá também é sucesso. Para 2015, a empresa pensa em novos formatos e personalização com as iniciais dos noivos.

 

O chef Dominique Guerin faz macarons no Brasil há 35 anos, mas apenas três anos atrás sentiu a demanda para festas crescer. Os mais pedidos na Boulangerie Guerin são framboesa e o inusitado lavanda, que poucos produzem. Sem contar chocolate, pistache, maracujá… E os clientes podem pedir sabores diferentes por encomenda – as sugestões têm sido levadas em consideração para criar novidades.