Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Moda

Traje masculino para o casamento precisa ser bem pensado

Postado dia 22 de maio de 2015 por

Falar sobre vestidos de noiva envolve muitos detalhes. Profissionais surgem constantemente com novidades, a moda se renova, a passarela apresenta as tendências. Mas todo casamento tem dois protagonistas! Sendo assim, o euamocasamento.com entrevistou o estilista Eduardo Guinle para falar sobre trajes masculinos e explicar tudo o que o noivo deve considerar para se vestir e escolher as melhores opções também para padrinhos e pais.

Eduardo começa esclarecendo que, assim como para a noiva escolher o vestido, o noivo deve considerar o gosto pessoal. “Nada de seguir dicas, trajes recortados de publicações especializadas, palpite da prima entendida ou da amiga que já se separou. Pesquise, informe-se! Afinal, hoje está bem mais fácil se informar. A escolha é absolutamente pessoal e feita a partir de opções que podemos apresentar a fim de que o noivo possa fazer a melhor escolha para o traje dos seus sonhos. Então cuidado, pois o preço de comprar certo é o mesmo de comprar errado!”, declara.

O modelo é selecionado a partir de local da cerimônia e festa, além da expectativa e do gosto do noivo. Guinle explica que, assim como reconhecemos a noiva ao entrar no ambiente, o noivo também precisa se destacar entre os convidados. O estilista explica a roupa ideal de acordo com cada estilo de casamento – atenção para as dicas!

 

Casamento clássico

Tudo é possível: fraque (composto por sobrecasaca de botão único, colete, calça, cinto, camisa branca, gravata, lenço e sapato preto), meio fraque (cuja única diferença é o casaco sem cauda, mais leve e típico do Brasil), jaquetão ou casaca. O mais comum é usar meio fraque ou terno com colete, principalmente porque ambos os trajes podem ser utilizados depois.

 

Casamento informal

“Quer se diferenciar? Ok. Temos que cuidar para que não fique ‘engraçado’ demais! Qualquer deslize pode ser trágico”, alerta Eduardo. Aqui o noivo pode apostar em itens de vestuário pouco comuns e que dão charme à composição: paletós e coletes desestruturados, calças diferenciadas pelas cores (com listras ou xadrez), suspensórios, gravata borboleta, chapéu, bata ou camisa personalizada.

 

Casamento na praia

Segundo o estilista, pode ser realizado a qualquer hora do dia. É interessante explorar cores claras com tecidos em tom cru, natural ou off white. Tons pastéis (como coral), verde ou azul Tiffany podem ser inseridos nos acessórios, dando sofisticação e personalidade.

 

Casamento na serra

O conceito de diferenciar o noivo deve ser mantido, ainda que no frio. As temperaturas mais baixas possibilitam o uso de paletós, coletes e jaquetas, talvez agregando uma echarpe. Assim como nas cerimônias informais e na praia, dá para variar.

Ainda há outros detalhes a serem observados. Sim, escolher o traje masculino precisa de tanto cuidado quanto o vestido! O colete, por exemplo, precisa ser usado para diferenciar o noivo, com a minúcia de ter uma cor diferente do terno e ser um modelo de festa – peças da mesma cor caracterizam terno executivo. Se a cerimônia for de dia pode apostar em um look mais claro, mas se a festa for correr noite adentro é permitido vestir tons mais escuros.

 

E sabe aquela dúvida sobre padrinhos e pais? Eduardo Guinle também esclarece. “Já resolvido o traje do noivo, podemos definir o dos pais. Nada de trajes iguais, afinal não vemos as mães vestirem o mesmo vestido. Vamos definir que sejam belos, sofisticados, de preferência com coletes e tudo mais que possamos usar para valorizar os pais dos noivos”, resume. Em relação aos padrinhos, o profissional é taxativo: eles precisam estar vestidos de maneira diferente da figura principal da noite. “Imaginem se a noiva se vestisse igual às madrinhas! Padrinhos e madrinhas não fazem parte da decoração. Sendo assim, nada de vesti-los da ‘cor da festa’!”, diz.

 

Outro ponto importante para o estilista: nada de pensar que “menos é mais”. Para ele, “mais bem feito é melhor”. Se há dúvida, use lenço e lapela (a famosa flor no bolso esquerdo do terno) para um visual completo, não opte apenas por um deles.

Considere o estilo do casamento e do noivo, dentro do orçamento, mas sem optar pelo mais barato porque é mais fácil. “Invista naquilo que você gosta e lhe parece mais adequado. Boa festa!”, finaliza Eduardo.