Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Organizando o casamento em pouco tempo

Postado dia 16 de janeiro de 2017 por Ana Paula Graça

Como cerimonialista, já tive todos os perfis de noivas: noivas hiperempolgadas, que começam os preparativos com um ano ou mais de antecedência, e noivas que começam os preparativos poucos meses antes do casamento. O meu recorde foi de uma noiva que decidiu casar em um mês! Foi o máximo! Formamos um supertime, e ela, megaprática, viu tudo e ainda se divertiu muito. Se você é como ela e não tem muito tempo para organizar o grande dia, tenho algumas sugestões que poderão ajudar bastante:

Fornecedores que precisam estar presentes no dia: você tem pouco tempo e muitos fornecedores para contratar. Sendo assim, comece por aqueles que precisam estar presentes no dia do casamento: o cerimonialista; o local da cerimônia e da festa; os convites; o celebrante; o bufê; o decorador; o fotógrafo; o cinegrafista; a música para a cerimônia e festa; o vestido e o maquiador.

Documentos para o casamento: atenção aos prazos! A documentação do civil leva, em média, 90 dias para ficar pronta. Para casar no religioso é preciso fazer o curso de noivos, requisitar o certificado de batismo atualizado e entregar todos esses documentos na paróquia mais próxima da sua residência.

Cronograma mês a mês: faça uma planilha com todos os pagamentos e também de tudo o que será visto mês a mês. Esse acompanhamento será fundamental para a organização do seu casamento.

Confie no cerimonialista: quando os preparativos começam com bastante antecedência, a noiva tem tempo de ver tudo com calma e visitar muitos fornecedores. Quando está perto do grande dia, é justamente ao contrário, o tempo é megacurto! Então, é fundamental que você confie nas indicações do seu cerimonialista e seja bastante decidida, pois você não terá tempo para visitar muitos fornecedores.

Agilidade é fundamental: hoje em dia, a maioria dos fornecedores faz reuniões por Skype, falam por WhatsApp, e-mail e envia provas de doces para a casa dos noivos. Quanto maior a praticidade, menos tempo você perde, e o principal: menor é a chance de você ficar estressada.

Pagamentos à vista: peça desconto para os fornecedores! Será ótimo para os dois lados! Você vai conseguir economizar, pode acreditar!

Aceite ajuda de todos: delegue tarefas. Por exemplo: seu pai pode escolher as bebidas para você, sua mãe pode ajudar na escolha do vestido das daminhas, sua irmã poderá pesquisar lembrancinhas. Lembre-se: você tem pouco tempo e toda ajuda será bem-vinda!

Mantenha a calma: organizar um casamento em pouco tempo requer calma, foco e muita agilidade. Ser prática será fundamental! A ideia é não complicar e sim pensar em detalhes que sejam possíveis de realizar em curto prazo.

Fuja de pessoas/amigos negativos: não aceite pressão de amigos, pois em momentos como esse só deixam a noiva ainda mais ansiosa. Você vai conseguir organizar tudo a tempo, pode acreditar!

Um mês antes deve estar tudo pronto: é bacana deixar tudo pronto um mês antes do casamento. Faça a prova da maquiagem, converse com o celebrante, faça a reunião fi nal com o cerimonialista e decorador, a degustação com o bufê e a reunião com os músicos da cerimônia e com o DJ.

Fechando a planilha de pagamentos: faça todos os pagamentos duas semanas antes do grande dia. Evite ao máximo deixar qualquer pagamento para a semana do casamento.

Curta a semana do casamento: se puder, não trabalhe na semana! Curta com familiares e amigos. Ah! E uma massagem relaxante um dia antes cai bem que é uma beleza! E a minha superdica: tenha calma, paciência e muito bom humor! Você está preparando a festa da sua vida! A mais feliz de todas! Então, mesmo que o tempo seja curto, procure curtir os preparativos com bastante alegria.

Boa sorte, tudo de bom!