Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Decoração

Top 10 projetos paisagisticos para casamentos da HortoArt

Postado dia 5 de dezembro de 2016 por Ana Paula Graça

O paisagismo vem ganhando cada vez mais importância nas decorações de casamentos. Isso porque o uso de plantas é o artifício preferido dos decoradores para humanizar e aconchegar as ambientações, e também para enriquecer o cenário de festas de vários estilos. Uma das empresas pioneiras do segmento no Rio de Janeiro, a HortoArt, é considerada uma das responsáveis por essa valorização do verde no décor do grande dia por causa da criatividade do trabalho que faz em parceria com os decoradores.

Para inspirar as noivas que gostam de paisagismo farto na decoração, pedimos para a HortoArt destacar alguns dos seus melhores trabalhos recentes. Daí surgiu o top 10 projetos paisagísticos criados pela empresa. Confira abaixo a seleção feita exclusivamente para o EuAmoCasamento.com e guarde as fotos na pastinha de referências!

 1 – Decoração: Renata Paraíso  

“As decorações da Renata sempre são completamente integradas à natureza do local da festa. Por isso ela chegou a essa ideia de trazer o verde ao teto de toda a festa, pendurando dezenas de plantinhas pendentes a uma altura média, para os convidados se sentirem num jardim em qualquer lugar que eles olhassem! Nós adoramos o efeito, pois causa uma interação das pessoas com o nosso trabalho: elas não só olham e admiram, mas tocam, sentem, ficam próximas mesmo do paisagismo. Nós usamos uma variedade de espécies como peperômia, columeia, samambaia americana, véu de noiva, chifre de veado, bambuzinho, aspargos, samambaia do mato, etc…”, explica Sérgio Trindade, diretor da HortoArt.

2 – Decoração: Patricia Vaks 

“A Patricia já tinha usado a nossa parede de suculentas antes, porém em um tamanho bem menor. Quando ela nos pediu nessas dimensões, nós piramos! Sabíamos que ia ficar lindo, e seria ainda mais especial porque era uma surpresa pra noiva. Como as suculentas são plantinhas pequenas, são necessárias muitas unidades por metro quadrado e leva mais tempo pra montar do que um jardim vertical comum. Mas o resultado de todas elas juntas ficou incrível (modéstia à parte)! Hoje é um dos nossos projetos-xodó”, diz Clarissa Trindade, produtora de eventos da HortoArt.

 3 – Decoração: Christina Lips 

 Foto: Leandro Joras
Foto: Leandro Joras

A cliente queria muito algo volumoso, tropical e diferente para essa festa tão especial, que foi a comemoração dos 10 Anos da revista Noivas Rio. Nós já havíamos tentado esse tipo de jardim vertical com desenho antes, mas foi a primeira vez que chegamos com o movimento de cada folhagem já calculado! Pegamos referências de obras de arte expressionistas e fizemos o rascunho na própria placa de madeira para sair perfeito! O resultado foi muito gratificante, pois muitos convidados vieram nos elogiar pessoalmente durante a festa e nós usamos esse “macete” do desenho depois outras vezes. As folhagens são diversas: dracenas verde, variegata, pink, tricolor e vermelha, folhas de leque, pleomele variegata e verde, costela de adão. Como o pé direito do salão é muito alto, a decoradora queria algo que ambientasse a festa, deixando mais aconchegante. Nós usamos uns módulos de ferro que se assemelham muito aos móbiles existentes no teto do salão, porém na hora decidimos aplicar as mesmas folhagens dos jardins verticais, cobrindo totalmente essas peças. Quando penduramos, ficou algo superousado e inédito”, detalha Sérgio.

4 – Decoração: Tüz Decoração e Eventos 

 Foto: LoveShake
Foto: LoveShake

A Leticia Carvalho estava em busca de um paisagismo bem leve, mas que revestisse as (grandes!) paredes do salão nobre do Copacabana Palace de maneira impactante. Depois de muitas reuniões e brainstormings, ela chegou com uma referência de um backdrop com dois metros de altura, pedindo para nós reproduzirmos em grande escala. Buscamos uma folhagem inédita – erva de passarinho, uma espécie de ninho grande que dá em algumas árvores -, bolamos uma estrutura para dar altura e criamos tudo intuitivamente na hora. O resultado ficou melhor do que o imaginado, tanto para nós quanto para a cliente, e esperamos poder repetir novamente em breve!”, elogia Clarissa.

 5 – Decoração: Cris Magalhães 

 Foto: Japiassú Luz, Som & Imagem
Foto: Japiassú Luz, Som & Imagem

Essa era uma festa corporativa e a Cris queria um estilo contemporâneo para a decoração. Nós adoramos o projeto pois conseguimos fazer um paisagismo bem contemporâneo e não apenas como acessório, mas como parte da decoração! Nós fizemos um muro de costela de adão pintadas de cinza e criamos esses módulos de ferro em formato de cubos em tamanhos diferentes. Daí salpicamos umas folhagens bem elegantes para quebrar as linhas retas dos cubos: rhipsalis e aspargos”, explica Clarissa.

6 – Decoração: Renata Stabile 

Foto: Japiassú Luz, Som & Imagem
Foto: Japiassú Luz, Som & Imagem

“A Renata pediu pra gente fazer um suporte retangular com nossa folhagem para ela vir com as flores por cima. Nós então bolamos nossa primeira estrutura suspensa de ferro, que abriu portas para diversos outros módulos que criamos depois! Eles se diferem das treliças pois são mais “gordos” e nos permitem incluir mais folhagem para ser vista das laterais, e não apenas de baixo pra cima. Dessa vez nós trabalhamos com fícus e aspargos, e a Renata se encarregou das flores”, conta o diretor.

7 – Decoração: PDVex 

 Fotógrafo: reprodução internet
Fotógrafo: reprodução internet

 “Esse paredão de entrada do  Veste Rio (evento de moda) é um desafio pela sua altura e a exposição ao sol forte. A primeira edição, nós fomos pegos de surpresa apesar de termos nos preparado, já na segunda, a gente já sabia o que esperar. Usamos cedro maçã e folhas de leque pintadas nas cores da edição: roxo e amarelo”, diz Sérgio.

8 – Decoração: Patricia Vaks 

 Foto: Sergio Greif
Foto: Sergio Greif

Esse foi um espaço da cerimonialista Raquel Abdu numa feira de casamento e ela queria algo inédito e bem clima de praia. Nós demos muitas sugestões, principalmente porque na semana anterior estávamos em São Paulo conferindo as novidades do mercado. Três dias antes do evento, a Raquel ainda estava indecisa, então deixou por nossa conta! E a gente arriscou usar esses cachos de açaí desidratados importados do Nordeste. Chegaram de avião no dia da montagem e deu super certo, foi um destaque dentro da feira”, conta a coordenadora.

9 – Decoração: Anna Carolina Werneck 

Foto: Carolina Pires
Foto: Carolina Pires

“Nesse evento houve um ruído de comunicação entre a Anna e nós, coisa que às vezes acontece quando você trabalha com criação! Quando chegamos para montar o evento e vimos que não era aquilo que ela queria, conversamos com ela e chegamos a um meio termo que fosse possível de nós executarmos. Corremos para nossos fornecedores para conseguir o material correto em cima da hora (mesmo) e o resultado final acabou saindo melhor do que o original! Ela amou e nós também, e até hoje essa foto é uma das nossas favoritas! A folhagem utilizada foi pitanga, aspargos, hera paulista e hera portuguesa”, lembra Sérgio.

10- Decoração: Empório Santa Rosa 

Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

“Essa parede foi feita para o lançamento de uma coleção de roupas com estampas supertropicais, alegres e coloridas. Então resolvemos usar um mix de folhagens que nunca havíamos feito, em tamanho grande para que se comunicassem bem com os elementos que viriam depois: costela de adão, leque, canoa e areca. Nós adoramos o resultado,  ficou super divertido com as guirlandas, flores de papel e cachos de frutas aplicadas pela equipe da Empório”, finaliza Clarissa.

SERVIÇOS RELACIONADOS:

Foto: Studio Laura Campanella
Paisagismo
HortoArt