Ir para conteúdo principal
Entrar E-books & etc

Preparativos

Você sabe o papel do cerimonial no casamento?

Postado dia 18 de dezembro de 2017 por Beatriz Moura

Quando o assunto é contratação de fornecedores para o casamento, certamente o cerimonial está no topo da lista. Sendo assim, é importantíssimo saber o que esse serviço agrega à organização e ao grande dia. Conversamos com Nicole Ofeiche e Luciana Josetti, da Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos, para acabar de vez com as dúvidas dos noivos que estão começando a organizar o grande dia. Vem ver como o cerimonial pode fazer toda a diferença para o sucesso da celebração!

Qual a importância do cerimonial na organização do casamento?

A cerimonialista deve ser seu braço direito! Auxiliamos os noivos do início ao fim e em toda organização do evento – escolhas de local, bufê, doces, bolo, decoração, banda, DJ, fotógrafo, videomaker, celebrante e demais fornecedores. Assim, os noivos otimizam tempo e conseguem aproveitar cada momento de forma mais tranquila. Acredito que a responsabilidade da cerimonialista é saber de tudo o que vai ocorrer no grande dia. Por isso, programo com os noivos todos os detalhes do casamento através de reuniões.

Casamento Aline e Guilherme - Foto: Estúdio Mix / Viviane Medina
Casamento Aline e Guilherme – Foto: Estúdio Mix / Viviane Medina
Casamento Carol e Alan - Foto: Victor Miguel
Casamento Carol e Alan – Foto: Victor Miguel

Em geral, quais são as maiores dúvidas dos noivos que o cerimonial pode ajudar?

As principais são se o orçamento será suficiente para tudo que planejam e se a bebida vai ser suficiente. Há dúvidas também sobre como fazer a lista de convidados, sobre confirmação de presença e se podem convidar a mais e contar com os 20% faltante. Além disso, se todos os fornecedores irão entregar exatamente o que foi pedido e se os convidados irão realmente ao casamento, entre outras coisas.

No dia do casamento, quais são as atribuições do cerimonialista?

Acompanhar e orientar todo o cortejo de pais, padrinhos, damas, pajens na cerimônia. Já na recepção, receber os convidados, trabalhar de forma colaborativa com fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço do bufê e trabalhar em conjunto com o DJ, bandas e/ou músicos. Ainda precisamos ver se os convidados estão sendo bem servidos e acomodados. Cuidamos da preparação da entrada dos noivos, brinde e corte simbólico do bolo e hora de jogar o buquê. É necessário verificar se está tudo conforme pedido pelos noivos com todos fornecedores envolvidos. O importante também é estar à disposição do casal, familiares e convidados para auxiliá-los no que for possível.

Foto: Marcos Felice
Foto: Marcos Felice
Casamento Brenda e Samir - Foto: Maiatos
Casamento Brenda e Samir – Foto: Maiatos

SERVIÇOS RELACIONADOS: