Ir para conteúdo principal
Entrar pesquisar
Entrar E-books & etc

Onde Casar

Workshop para promover o Rio como destino de casamento

Postado dia 30 de outubro de 2017 por Ana Paula Graça

O Rio de Janeiro é a cidade que mais recebe turistas no Brasil, mas, talvez por ser uma grande metrópole, ainda não atrai noivos de fora em busca de locação para o destination wedding – aquele estilo de casamento onde os noivos e seus convidados viajam para realizar a cerimônia e a festa e que dura, pelo menos, um fim de semana inteiro. Simone Tostes, cerimonialista especializada nesse tipo de troca de alianças com a empresa Aonde Casar, está tentando mudar este panorama.

Uma das suas iniciativas foi organizar a primeira Fam Tour com foco em casamentos no Rio e o workshop Destination Wedding Planners Rio, com a presença do wedding planner alemão Frank Matthée, conhecido como Froonck, um dos mais requisitados das noivas que casam na Europa. Ele já comandou nada menos do que 600 casamentos ao longo da carreira, e veio ao Rio para conhecer espaços para casamentos e os principais hotéis da cidade.  “O objetivo foi mostrar ao mercado de turismo carioca a importância do destination wedding para fomentar o turismo no Rio de Janeiro, já que esse tipo de casamento movimenta todo pool de turismo local como hotelaria, agências de viagem, companhias aéreas, restaurantes, pontos turísticos, shoppings… O Rio de Janeiro, além das suas belezas naturais incríveis, possui a estrutura ideal para a realização de um destination perfeito. Temos os melhores fornecedores e profissionais da América Latina”, afirma Simone.

O workshop foi realizado no Grand Hyatt Rio de Janeiro, um dos mais preparados da cidade para celebrar casamentos, e contou com palestras da própria Simone e de Froonck, que ficou encantado com as belezas da Cidade Maravilhosa. Confira a seguir a entrevista exclusiva com o cerimonialista alemão:

EuAmoCasamento.com: O que você achou do tour pelo Rio de Janeiro?

Froonck: É muito interessante ver os mais diferentes hotéis, espaços para eventos e também a cultura e o estilo de vida da cidade. O Rio é um ótimo lugar para casar por causa da hospitalidade do brasileiro, o lifestyle alegre e os locais para eventos extraordinários. Sem contar que é possível organizar várias atividades extras maravilhosas pela cidade.

EAC: E a sua opinião sobre os hotéis que você visitou?

Froonck: São bons espaços para eventos com ótimos quartos e suítes, boa comida, serviço de qualidade. A única coisa que notei é que a qualidade linguística do staff poderia melhorar para chegar ao padrão do luxo internacional e à expectativa dos clientes mais exigentes.

EAC: Quais as semelhanças e diferenças entre os casamentos brasileiros e alemães?

Froonck: Os estilos são bem diferentes. As noivas brasileiras adoram misturar estilos, e encontram maneiras de juntar mobiliário de estilos diversos e fazem um mix de flores de tons, espécies diferentes de flores e plantas. Enquanto que as alemãs preferem um estilo mais clean, puro e sério, mas ainda assim glamouroso. As brasileiras têm bar de caipirinhas e bem casados, nós temos bar de uísque e uma mesa de doces diferentes. Acho que na Alemanha temos mais atrações para entreter os convidados, como vídeo booth, mágicos, fogos de artifício, shows com fogo, apresentações de vídeo e por aí vai. E no Brasil vocês preferem dançar a noite inteira. Em geral, os casamentos alemães duram o dia inteiro e os brasileiros preferem que a festa comece mais tarde.

Abaixo, fotos do Workshop Destination Wedding Planners Rio organizado por Simone Tostes e com decoração de Vinicius Condeixa, da Condeixa Decorações. As fotos são de Malu Vieira.